Android Debug Bridge (ADB) via wi-fi

Para quem trabalha com desenvolvimento móvel sabe que é inconveniente ficar com todos os devices conectados via cabo em seu computador para efetuar um debug de sua aplicação.

Essa dica serve para que você possa fazer seu deploy e efetuar um debug durante o desenvolvimento da sua aplicação via Wi-Fi. Para estas tarefas nós utilizamos a ferramenta ADB, disponível no Android SDK.

Caso seja seu primeiro teste como desenvolvedor na plataforma, você deve seguir os seguintes passos em seu device:

  • Selecione a opção Configurar;
  • Selecione a opção Sobre o telefone;
  • Efetue diversos cliques seguidos na opção Número da versão, até que uma mensagem apareça informando que você é um desenvolvedor;

O primeiro passo é nos certificarmos que estamos trabalhando em modo de desenvolvimento em nosso smartphone, para isso, infelizmente é necessário conectar ao menos uma vez seu device no computador utilizando um cabo USB.

Após efetuar essa conexão, o seu device estará em modo de desenvolvimento, agora, abra seu terminal e vamos aos passos:

Primeiro: Iniciar o ADB em modo USB:

Segundo: Certificar que seu aparelho foi detectado:

Terceiro: Iniciar o ADB em modo TCP/IP, definindo qual porta iremos utilizar para comunicação:

Nesse tutorial eu utilizei a porta 6000, mas sinta-se a vontade em substituir pela porta desejada.

Quarto: Conectar o ADB no IP do seu device e na porta informada para o TCP/IP (Substituir o IP 192.168.1.11 pelo IP do seu device):

Quinto: Desconectar o cabo USB.

Por fim, ao selecionar a opção em seu AndroidStudio para que execute ou entre em modo debug do aplicativo que você está desenvolvendo, você terá disponível seu device sem a necessidade da utilização de um cabo USB.

Os benefícios óbvios deste modelo de conexão são que você terá mais facilidade no manuseio do device em seu dia-a-dia e não corre o risco de viciar a bateria do seu device por ficar conectado o dia (ou a noite) inteiro em uma porta USB.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *